Para marcar o Dia do Pedestre, lembrado neste domingo, 8 de agosto, o Vivacidade colou 10 adesivos em formato de band aid ao lado de buracos e outros problemas encontrados em calçadas (veja pontos abaixo). Manter o passeio público em boas condições é um dever dos proprietários do terreno, do estabelecimento ou da moradia que fica em frente, o que tem total relação com a crença dos integrantes do coletivo de que todos nós somos responsáveis pelo lugar onde vivemos.
"O objetivo do Vivacidade com essa ação, como em todas as outras que fazemos, é gerar um impacto positivo para as pessoas no espaço urbano. E nesse dia, especificamente, provocar uma reflexão sobre o papel de cada um em ser e cuidar do pedestre. Afinal, todos somos pedestres em algum momento. Andar a pé é a forma mais antiga e democrática de mobilidade”, afirma Madeline Juber, integrante do Vivacidade.
Ela acrescenta que caminhar nas calçadas não pode ser um desafio, um impeditivo para vivermos a cidade. E não se trata apenas de buracos ou pedras soltas, mas também de dimensionamento correto, iluminação, arborização e a presença de fachadas ativas. "Florianópolis, em 2018, lançou uma espécie de “manual” didático para a construção e a manutenção de calçadas, é um exemplo interessante para nos inspirarmos”, completa.
Fundado em 2017, Vivacidade é um laboratório que promove ações que gerem impacto urbano positivo. Entre outros pontos, defende que as pessoas usem mais a cidade a pé e se apropriem dela. “O espaço público é uma extensão das nossas casas e dos nossos negócios. Quando nos sentimos pertencentes, é natural que o cuidado aconteça. Isso vale tanto para parques e praças, quanto para as calçadas”, afirma o presidente do Vivacidade, Tiago Fiamenghi.
OS PONTOS
ความคิดเห็น