top of page

POESIA DE RUA

offphoto-4.jpg
offphoto-3.jpg

O Poesia de Rua é um projeto que nasceu com propósitos lindos e foi financiado por Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) do Ministério Público (MP). Um desses propósitos é levar cor para a Rua Irma Valiera por meio de pinturas nos muros e nos postes, convidando as pessoas a andarem mais por ela e, assim, gerando segurança passiva. E o outro é usá-la para conectar os bairros São Pelegrino e Euzébio Beltrão de Queiroz. Por isso, temos como parceiro no Poesia o educador social Chiquinho Divilas, uma das lideranças do Beltrão.

 

Para que a conexão realmente acontecesse, é claro que o projeto foi lá para dentro também. As crianças atendidas pelo projeto Ampliando Horizontes participaram de oficinas e ajudaram a pintar os postes, em uma primeira ação que foi um sucesso. Depois, artistas da cidade levaram o seu traço para os muros com artes que têm motivos lúdicos e convites à interação.

Mas não foi só isso. Para encerrar essa primeira edição (sim, queremos fazer mais), oferecemos a toda a comunidade de Caxias do Sul um dia inteiro de atividades lá na Irma. Teve teatro, aula de yoga, brinquedos para as crianças pularem o dia todo e uma sessão de cinema na rua para fechar. Tudo isso enquanto um dos painéis era pintado (foto de baixo). 

​Nós acreditamos que promover iniciativas que levem as pessoas a pegarem a sua cadeira de sentarem na rua é um primeiro passo para que isso se torne natural. Quando os moradores entendem que o espaço público é uma extensão das suas casas e dos seus negócios, eles passam a usar e a cuidar. E uma cidade com gente na rua é mais viva e mais humana. É isso que nos move todos os dias.

bottom of page