top of page

LIMPA CAXIAS

[Re]Descobrir - versão final.jpeg

Em 2012, quando Caxias do Sul começou a falar sobre poluição visual e uma proposta de legislação começava a ganhar força, surgiu o movimento Limpa Caxias.

O designer Tiago Fiamenghi, incomodado com o centro que via em Caxias do Sul, criou um movimento focado em educar as pessoas sobre os malefícios da poluição visual. Ele entendia que, dessa forma, a legislação teria menos resistência. E assim realmente foi.

Entre as iniciativas promovidas pelo Limpa Caxias, que nasceu apenas com uma página no Facebook, esteve o primeiro seminário sobre poluição visual de Caxias do Sul e uma vigília, quando um pórtico histórico foi derrubado por um caminhão. Naquele momento, quando reuniu diversas pessoas para cuidarem dos destroços que precisariam ser tratados com a rigidez necessária para que pudessem ser reaproveitados, o movimento ganhou ainda mais visibilidade e força.

A lei foi aprovada e o Limpa Caxias, sem dúvida, teve um papel importante nessa mudança pela qual passou com o seu trabalho de educação. Mas o movimento foi ainda mais além. Sabendo que a mudança seria muito forte quando as fachadas gigantescas começassem a ser retiradas, Tiago passou a fotografar a cidade, para ter um antes e depois.

Foi a partir dessas fotografias que começou a nascer o projeto do livro [Re]Descobrir. O nome está relacionado ao que Caxias do Sul redescobriu por trás das placas. Havia muito prédio estragado, mas havia também um motivo para arrumar e passar a exibir para a cidade a riqueza do seu patrimônio. Além das fotos que mostram essa mudança muito significativa, o livro também foca em educação, o motivo que levou ao começo do projeto. A poluição visual é tratada sob quatro aspectos: história, arquitetura, psicologia e design.

Em textos e fotos, o [Re]Descobrir é um documento de um momento muito importante da história de Caxias do Sul. E foi esse movimento que deu origem ao Vivacidade. Lendo sobre os demais projetos, você vai entender essa linha do tempo!

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page